BR_ListenOn_AmazonMusic_button_Black_RGB_5X.png

Podcast ESCAPE !

Filosofia ao pé da orelha!

Spotify-Emblema.png
Unknown-1.jpeg
PODCASTESCAPE1.png

Segunda Temporada

b5243f3d-c995-424a-a25b-2372cee68f53.jpg

Filicio Mulinari

Professor de Filosofia

Instituto Federal do Espírito Santo

Neste episódio, o primeiro de uma nova temporada do PODCAST do ESCAPE FIL, Luiza Candini (Licenciada em Filosofia) e Najla Gaia (Mestrando em Filosofia) da UFMG conversam com Filicio Mulinari, Professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2019), com formação complementar pela Ludwig-Maximilians-Universität München (LMU). Graduado em Filosofia (2011), Pedagogia (2013) e Letras (2021). O prof. Filicio é líder do Núcleo de Pesquisa em Filosofia, Educação e Sociedade (IF-Analytica) e membro do grupo de pesquisa "Dissoi-Logoi" da Unifesp e do "Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Filosofia e Linguagem" da Ufes. Nesta oportunidade, nós conversamos com o professor Filicio sobre o tema das mídias sociais e sobre a entrada em cena da Filosofia neste ambiente.

Primeira Temporada

felipe-gustavo-pinheiro_edited_edited.png

Felipe Gustavo Pinheiro

Professor de Filosofia

Escola Estadual Ari da Franca

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE (2005). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010). Pós-Graduação Lato Sensu em Língua Brasileira de Sinais: Tradução e Interpretação e Docência da Libras pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP/Uníntese (2017). Experiência nas áreas de Filosofia e Língua Brasileira de Sinais, com ênfase em História da Filosofia, Ética, Filosofia para o Ensino Médio, tradução e interpretação de Língua Brasileira de Sinais.

Romildo Calixto Amaro Júnior

Professor de Filosofia

Escola Estadual Dep. Renato Azeredo / Colégio Tiradentes / Colégio Chromos

Graduado em Filosofia pelo Instituição São Tomás de Aquino (2007). Especialista em "Temas Filosóficos" pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atua comoProfessor de Filosofia da educação básica da Rede estadual de ensino, Lotado na Escola Estadual Deputado Renato Azeredo no Município de Vespasiano, no Colégio Tiradentes da Policia Militar de Minas Gerais, e no Colégio Chromos. Recentemente, o professor Romildo foi um dos cinco professores a participar de uma ação organizada pelo Instituto Península para celebrar o Dia do Professor no ano passado. Nesta ocasião, cada um desses professores foi fotografado com uma palavra que apareceu na pesquisa como símbolo da valorização almejada pelos professores.O professor Romildo teve “tatuado” amor. 

dia-do-professor_v2_800x400 2.jpg

Por que o “Amor”? Foi você quem escolheu esta palavra? Ele explicou: “Amor é a capacidade de fazer algo que tenha significado, amor é algo que foge da lógica tecnocrática ». 

servletrecuperafoto_edited.jpg

Danilo Svagera da Costa

Professor de Filosofia

Escola da Serra

Graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Mestre em Educação pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2014) : DA CONSCIÊNCIA INGÊNUA À FORMAÇÃO DO CRITICISMO: o diálogo conceitual entre Álvaro Vieira Pinto e Paulo Freire. Atua principalmente no ensino da filosofia na educação básica. Ao longo do tempo, ele foi acumulando ampla e variada experiência como educador, junto a diversas escolas de nível fundamental, médio e em cursos preparatórios para o vestibular e para o ENEM desde 2007. Desde 2015 é professor da Escola da Serra. 

Tem desenvolvido diferentes projetos educacionais tendo em vista oferecer aos alunos uma formação ampla e crítica. Em 2012 foi premiado no 4º Concurso para educadores : « Socializando Práticas Educativas em Belo Horizonte », com o trabalho « Trilhando os Caminhos do Ouro » 

Leila Silva de Miranda

Professora de Filosofia

Escola Estadual Pedro II

Belo Horizonte, MG

Bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestre em Filosofia também pela UFMG, Leila Silva de Miranda é professora de Filosofia da Escola Pedro II, em Belo Horizonte. Neste episódio, conversamos sobre o seu cotidiano como professora da educação básica e abordamos vários temas pertinentes ao exercício da docência e os desafios inerentes ao ensino da Filosofia para adolescentes e jovens. Entre outras coisas, Leila nos falou sobre como percebe o lugar e o papel da Filosofia nocurrículo da educação básica, seus efeitos diretos e indiretos,   

69019142_2491198920939630_1125242836975878144_n_edited.jpg

imediatos e mediatos. Ela nos relatou suas experiências no desenvolvimento de atividades conjuntas com os colegas de outras disciplinas, na preparação de suas aulas e de outras atividades de suporte, e compartilhou suas reflexões acerca dos desafios enfrentados no retorno ao presencial após dois anos de isolamento social. Conversamos, também, sobre o novo ensino básico e sobre como tem sido os seus primeiros passos como professora da componente "Projeto de Vida".