Filmes que inspiram ...
Filme
Cena de Night School (2016)

Night School (2016)

 

O documentário acompanha as dificuldades, as perspectivas e o dia a dia de três adultos que voltam ao ensino médio para conseguir seus diplomas em Indianápolis – cidade com um dos menores índices de conclusão do ensino médio dos Estados Unidos. 

Onde assistir: Site Night School


Duração: 85 min

Filme
Filme
Filme
Filme
Filme

Cena de Night School (2016)

Educação proibida (2012)

Questiona as lógicas da escolarização moderna e as formas de entender a educação. O documentário não poupa críticas ao modelo prussiano (com alunos sentados em fileiras e anotando o que o professor reproduz em seu monólogo, em preparação para as provas) e mostra experiências não convencionais de oito países. Mais de 90 educadores foram entrevistados nessa obra.

Assista aqui! 


Duração: 115 min

Unknown-1.jpeg
movieposter.jpg

Esperando pelo

Super-Homem (2010)

 

Um documentário que aborda as deficiências do sistema educacional dos Estados Unidos, por meio da história de cinco famílias americanas. Elas precisam entrar em uma espécie de “bingo” para matricularem seus filhos em uma boa escola.

 

Onde assistir: Vimeo


Duração: 111 min

Sementes do nosso quintal (2012)

 

Retrata o cotidiano da escola Te-Arte, de São Paulo, que ensina os alunos de forma lúdica, sem separação de idades e em contato com a natureza e animais. O documentário pode servir de inspiração para quem tem interesse em desenvolver iniciativas relacionadas a primeira infância.

 

Onde assistir: Videocamp
 

Duração: 116 min

thumb_CARTAZ_Sementes_1200x1800_alta.jpg
51QJw60ujsL._SX381_BO1,204,203,200_.jpg

Girl rising (2013)

Histórias de nove meninas de 7 a 16 anos que vivem em comunidades de países pobres, como Nepal, Peru e Etiópia, e que buscam a oportunidade de frequentar uma escola. Dirigido por Richard Robbins, indicado em 2008 ao Oscar de melhor documentário (por Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience), Girl Rising é contado a partir de roteiristas locais renomados. Vídeo em inglês.

Onde assistir: Site Girl Rising


Duração: 101 min

Quando sinto que já sei (2014)

 

O documentário “Quando sinto que já sei” registra práticas educacionais inovadoras que estão ocorrendo pelo Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola. Projeto independente, o filme partiu de questionamentos em relação à escola convencional, da percepção de que valores importantes da formação humana estavam sendo deixados fora da sala de aula.

Onde assistir: Youtube


Duração: 78 min

thumb_14290_712339218863401_558667282501

A máscara em que você vive (2015)

 

Neste documentário, educadores e especialistas refletem sobre como criar uma geração de homens mais saudáveis. O filme traz relatos de professores que perceberam, em atividades pedagógicas, que os alunos homens costumam esconder sentimentos como raiva e tristeza por medo de fugirem dos padrões de “masculinidade”.

Onde assistir: Netflix


Duração: 92 min

Unknown-2.jpeg

Nunca me sonharam (2017)

Com depoimentos de estudantes, professores, gestores e especialistas, Nunca me sonharam questiona o papel do ensino médio na formação dos jovens brasileiros, mostrando os desafios, os sonhos e as expectativas de futuro de quem vive a realidade das escolas públicas do país.

Onde assistir: Videocamp


Duração: 84 min

826f6ebd764e5fabaf378262117f2919.png
Being_Good.jpg

Being good (2015)

Being good segue o destino de  3 personalidades confrontadas com situações que eles pensa ter que superbe sozinhos. Eles seguem à risca o provérbio japonais que afirma que "Se você cai 7 vezes, levante-se  8 vezes". Akano, um jovem professor recentemente nomeado em uma escola elementar, se pergunta se não teria escolhido a profissão mais difícil de se exercer do mundo. Tem também Akiko, velho senhora que transborda gentileza e que experimenta os primeiros sintomas da dioença de Alzheimer.E tem também uma jovem mãe para que é difícil contrôler seus ataques de raiva. Este filme Mostra o quanto a benevolência pode salvar o mundo.