Banco de experiências

26-11-2021_LUDOAPRENDIZ.png

O projeto pretende facilitar o aprendizado de disciplinas como matemática, física, biologia, língua portuguesa e outros componentes curriculares por meio do jogo de tabuleiro.

Felipe Gustavo Pinheiro é idealizador do Projeto LUDOAPRENDIZ, que consiste no desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais junto aos estudantes a partir da criação e do uso de jogos de tabuleiro. A ideia é que esse projeto seja um piloto a ser multiplicado posteriormente na rede estadual de ensino via capacitação de professoras e professores para o uso de jogos como ferramentas pedagógicas e para a implementação / adaptação de um "espaço maker" nas escolas (as conversas com a direção da Escola de Formação da Secretaria de Estado de Educação sobre essa multiplicação já se iniciaram).

O Projeto se utiliza de materiais de baixo custo para desenvolver suas atividades (papel, lápis, cola, tesoura etc.), valorizando os conhecimentos prévios de estudantes e docentes a partir do emprego de métodos ativos de aprendizagem. O propósito maior desse projeto é tornar o processo formativo dos estudantes e a rotina de trabalho dos docentes em algo mais lúdico, atrativo, produtivo e prazeroso - sem abrir mão de fundamentações pedagógicas efetivas, o que também favorece a formação continuada de professoras e professores nas próprias escolas nas quais atuam. Além disso, o projeto contribui diretamente para a diminuição da evasão escolar, um dos maiores problemas que acometem a última etapa da Educação Básica.

Para saber mais, clique aqui!